QUEM PODE, PODE! QUEM NÃO PODE SE SACODE!




Valci Melo
valcimelo@hotmail.com
http://www.facebook.com/valcimelo.al
           
Era um ano de intensa seca. No moinho que ficava a alguns metros da porta da cozinha estavam as caçarolas emborcadas. Decidido, Francisco levanta cedo, amola a enxada e junto com seus quatro filhos mais velhos vão à fazenda de seu Pedro Valério.

- Olha meninos, o serviço que eu tenho aqui é uma palma pra limpar. Mas vou logo adiantando: o pagamento só se for em “legume” porque dinheiro que é bom eu não tenho não!

- Tem nada não, senhor! A gente faz uma empreitada e o senhor adianta uns quilos de feijão pra ir tapeando; depois a gente se acerta.

- Não, seu menino! Meu negócio é certo: eu não estou com tanta precisão desse serviço. É mais pra vocês não voltarem “com as mãos abanando”...

- Mas o senhor não precisa se aperrear; arrumando nem que seja um “salamin[1]” de feijão hoje, só depois do serviço pronto o senhor paga o resto.

- Bem, seu menino, vou dizer uma coisa: eu não me interesso pelo serviço não! Ma se vocês quiserem tirar o “bode[2]” a gente faz o seguinte: são dez tarefas; hoje à tarde vocês levam cinco quilos de feijão e no final da empreitada receberão os outros cinco.

O pai olhou para os filhos, esticaram os olhos, franziram a teste e morderam o lábio inferior. Em seguida, responderam:

- Negócio fechado!

O sol a pouco se pôs. Ainda se despediam do “fazendeiro” quando descortinava na serra a enorme lua cheia.

Ansiosa, dona Lourdes ia na porta da frente e voltava, preocupada com o marido e os filhos que não chegavam.

No rádio sobre uma mesinha próxima a cama da sala entoava uma canção em homenagem a Virgem Maria cuja vida fazia daquela família seus mais fieis devotos.

No terreiro pulavam seus outros sete filhos, curtindo de barriga vazia a noite de lua cheia: “Bênção mãe lua, deixe meus cabelos crescer pra bater na cintura. Me um cherenzinho pra eu dá aos meus pintinhos que estão presos na cozinha morrendo de fome”.

- Deixa de carreira, menina, tu faz um arte! - recomendava a mãe a Bizú.

- Graças a Deus que vocês chegaram... Pensei que não vinham mais - exclamou a dona de casa aliviada.

- Pense numa trabalhada! - respondeu o marido que acabara de chegar.

- Arrumaram pelo menos o que botar no fogo?

- Um “salamin” de feijão para tirar um “bode” da desgraça! – respondeu um dos filhos.

- Mas é melhor que nada, né, meu filho? – questionou seu Francisco.

- Vixe Maria! Temos que dar é graças a Deus por ter achado um homem de bom coração que nos fez esse favor! – interviu dona Lourdes.

- Não, mamãe, cuide logo de botar essa comida no fogo que nós ainda estamos em jejum – resmungou um dos filhos.

- Credo da Missa! E não comeram lá não foi? – perguntou dona Lourdes.

- O homem só quis o serviço pra ajudar a gente... – respondeu seu Francisco.

- Misericórdia! Não! Agora assim também é demais! Credo! Injustiça! Ave Maria! Deus tome de conta...   


[1] Equivalente a dez quilos.
[2] Roça com muito mato.

*********************************************************************************************************************************************************************************
Capa da obra recém-publicada pela Editora Protexto
LEIA TAMBÉM: Inquietações: uma reflexão poética da vida humana, livro de Valci Melo publicado recentemente pela Editora Protexto. Quem quiser saber mais sobre a obra acesse: http://valcimelo.blogspot.com.br/2012/10/inquietacoes-uma-reflexao-poetica-da.html. Para aqueles/as que desejarem adquirir o livro podem fazê-lo através do site da editora: http://www.protexto.com.br/livro.php?livro=476 e/ou entrando em contato com o autor (valcimelo@hotmail.com / (82) 8128 9457).

Nenhum comentário: