O SONHO DA CONVERSÃO (apresentação)*

Capa do romance O sonho da conversão.


É, pois, esta a esfinge diante da qual se encontra Jó, protagonista deste livro, aos 45 anos de idade e após uma vida inteira de certezas e verdades absolutas.

“[...] Será mesmo que existe outra vida ou inventamos isso por ser muito doloroso aceitarmos que a morte é realmente o fim?

Escrito na adolescência de seu autor - embora com diversos retoques e ajustes realizados posteriormente -, O sonho da conversão narra a estória de transformação pessoal de um ambicioso fazendeiro nordestino que após um sonho começa a colocar-se questões existenciais da mais alta complexidade, sendo esta experiência suficiente para redirecionar a trajetória amarga e arrogante de um sujeito cuja vida tinha se constituído em uma ferramenta privilegiada de opressão e desprezo para com os empobrecidos.

Com uma linguagem simples e direta, O sonho da conversão aborda em seus 24 capítulos sempre iniciados por uma epígrafe, em sua maioria, de origempopular, a tentativa dos seres humanos de fazerem frente ao desafio existencial de responder porque a vida social se dá de determinada forma e não de outra, bem como, as implicações concretas de uma dada concepção de mundo nos mais variados aspectos da vida cotidiana.

Assim sendo, O sonho da conversão se lança ao desafio de provocar no/a leitor/a não somente o desejo de compreender mais e melhor o fascinante “mundo dos homens”, mas também de ser e fazer cada vez mais e melhor a História da qual se é o principal sujeito.

Boa leitura!

Valci Melo
Senador Rui Palmeira – AL, 07 fev. 2014.
_______________________
* Romance de autoria de Valci Melo publicado de forma independente no formato ebook (PDF) sob o ISBN 978-85-914890-2-2. Disponível para download gratuitamente no Portal dos escritores alagoanos: http://www.escritoresalagoanos.com.br/livro/71.

Nenhum comentário: